Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux5 para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas. Está disponível como código aberto desde 2008. A Google publicou o código sob a licença Apache. No entanto ele depende de uma autorização da própria Google para poder acessar a biblioteca de aplicativos, Play Store.
O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuía plataforma para isso. Então em 2005 adquiriu a Android Inc, que desenvolvia uma plataforma para celulares baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes. Em 2008, foi lançado o primeiro aparelho móvel comercialmente com o sistema Android, o HTC Dream ou G1á. Já o primeiro tablet foi comercializado com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 2011 nos Estados Unidos.
O Android é um sistema operacional para aparelhos móveis mais customizável, porém ao se fazer root as possibilidades expandem muito mais. Porém ativar o root (superusuário), pode ocasionar sérios problemas, pois pode danificar o aparelho. O maior objetivo ao realizar o procedimento é buscar aplicativos que requerem acesso mais avançados que o normal disponibilizado pelo fabricante do aparelho. Tais como o overclock/underclock, sistema antifurto, hotspot via wi-fi e para modificação de rooms no aparelho. Vou falar desses e outros assuntos mas adiante. Em alguns casos o processo pode ser reversível é o unroot.
Atualmente a versão mais usada do Android é a Gingerbread. Os nomes de versões do Android seguem ordem alfabética: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean. Ninguém do Google até hoje revelou quais eram os nomes das duas primeiras versões com A e B e se recusam terminantemente a falar sobre o assunto.19
Desde a versão 2.3 do Android, a Gingerbread, há um easter egg escondido nas configurações do dispositivo. Para encontrá-lo, é preciso ir em Configurações > Sobre o Telefone > Versão Android.
0 comentários:
Postar um comentário